domingo, 19 de setembro de 2010

Das minhas dúvidas...

Eu tenho uma dúvida. Bom, na verdade, tenho muitas. Mas tenho uma que talvez alguém me possa ajudar a esclarecer.


Cenário: IC19 no sentido Lisboa/Sintra
Hora e dia: 8h30 de um Domingo
Estado do trânsito: Pouco ou nenhum

Questão: Porque raio as pessoas insistem em conduzir na faixa do meio?

A sério! É coisa que me transcende. Estão a imaginar a quantidade doida de carros que há no IC19 às oito e meia da manhã de um Domingo, não estão? Mas é que mesmo assim, há uns quantos artistas que insistem em andar na faixa do meio quando a da direita está vazia. Porquê senhores? Porquê?


E aproveitando o balanço...

Questão número dois: Se eu for a conduzir na faixa da direita e passar um carro que vai na faixa do meio a molengar, estou a cometer alguma contra-ordenação? Anyone? Pela minha lógica (que anda próxima da das batatas) não. Porque uma ultrapassagem implica sair da nossa faixa, passar um carro e voltar à nossa faixa. Logo, se eu estou quietinha na minha faixa, não estou a ultrapassar ninguém. Mas esta é a minha lógica. Aceitam-se sugestões.



E são estas as minhas dúvidas de hoje. O non-sense de tudo isto deve ter algo que ver com o pouco que dormi e com as dez horas que já trabalhei hoje. O bom, bom é que já só faltam duas.

4 comentários:

  1. Pois...há gente que anda na estrada que não faz a mínima ideia do que anda lá a fazer! Uma dúvida semelhante à tua 1ª que me assola há algum tempo: uma estrada sem transito, o meu carrinho nessa estrada, um cruzamento, e nesse cruzamento um energumeno (+e assim que se escreve? que decide entrar na estrada pouco antes de passar por ele, e que depois anda à velocidade de 40KM!!! Então se quer ir a pastelar não podia entrar na estrada depois de eu passar?! Mas não gostam de atazanar a visa aos outros. Mas é que isto acontece-me tanto...

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Essas coisas do trânsito transcendem-me, não tenho pachorra nenhuma, mas o que me custa mais mesmo é conduzir no centro da cidade. Moramos numa cidade pacata, mas a falta de bom censo da maioria dos condutores faz-me ficar passada...

    ResponderEliminar
  3. É parvo, eu sei, mas isso é considerado ultrapassagem pela direita. Se o fizeres, tanto tu como o que circula na faixa do meio estão a cometer uma infracção (ele também, porque se há espaço na faixa da direita, era por aí que devia circular).

    Quando isso acontecer, tens mesmo de passar para a faixa do meio atrás dele, ultrapassá-lo pela faixa mais à esquerda e regressar depois à faixa mais à direita.

    Por um lado até percebo a lógica do código. Imagina que um carro está a ultrapassar a lesma do meio pela faixa da esquerda. Depois de ultrapassar a lesma, tenta regressa à faixa mais à direita. Se houver outro carro a passar a lesma pela direita, o acidente pode ser inevitável (isto já me aconteceu; felizmente tive reflexos suficientemente rápidos para evitar o senhor que vinha na faixa da direita).

    ResponderEliminar
  4. Pipita eu partilho essa dúvida contigo eheheh Eu até costumo facilitar a passagem aos outros condutores, mas irrita-me solenemente que se metam à minha frente, obrigando-me a travar e a reduzir, para depois irem a pastelar. Se se querem enfiar, que acelerem!

    Ni é mesmo isso! Bastava que houvesse um bocadinho mais de civismo e respeito pelo outro e nada disto acontecia!

    Esquilinho já estive a investigar :)) Por acaso, nunca tinha pensado nisso desse prisma e até faz sentido! Mas o Código da Estrada não é muito óbvio. Em caso de trânsito, por exemplo, o facto de uns veículos de uma fila circularem mais depressa que outros não significa que haja ultrapassagem. Não havendo trânsito, acho que é mesmo como dizes. Só é chato é quando na faixa da esquerda também vão tolinhos a molengar!...

    ResponderEliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...