quinta-feira, 1 de março de 2012

Das dúvidas dos outros...

Já que perguntaram aqui e aqui, a Agridoce responde...

Fazer anos de 4 em 4 anos é diferente, vá...

Estou aqui a tentar escrever sobre isto e nem eu sei bem o que dizer. Daí que compreenda a curiosidade dos outros...

Não me lembro bem de como era quando era mais pequena mas acredito que tenha havido alguma fase da minha vida em que eu tivesse dificuldade em perceber porque é que todos os meus amigos e colegas tinham dia de anos, menos eu. Não é fácil. É só mais uma coisinha a juntar à lista de razões para nos sentirmos injustiçados pelo Mundo e pela vida cruel.

Hoje em dia, não ligo exactamente à coisa. Bom, se me pedirem para escrever sobre isto em 2013, talvez o meu discurso seja diferente. É giro falar disto em anos bissextos. Nos anos bissextos é uma festa e toda a gente fala nisso, e reportagens, e notícias, e tudo e tudo e tudo. Mas só porque é um ano bissexto. Porque nos outros anos todos ninguém se lembra de nós nem do facto de que... Não fazemos anos! E se não fazemos anos, a sensação é um bocadinho de que não existimos, sabem? Assim do género: devia haver ali mais qualquer coisa no calendário... Mas... Não há!... E onde é que nós ficamos no meio disto? Não ficamos. Não temos dia para ficar.

Em anos bissextos toda a gente diz: Ai que deve ser tão giro! Ai que máximo! Ai que nunca conheci ninguém assim!

Em anos que não são bissextos toda a gente diz: ..........

A verdade é que ninguém diz nada porque ninguém se lembra do facto. Para toda a gente, é perfeitamente natural que o 1 de Março venha a seguir ao 28 de Fevereiro. Uns ficam felizes porque trabalham menos uns dias e recebem o mesmo. Outros rogam pragas porque não dá jeito à contabilidade e ao sistema informático e ao raio que os parta.

Mas se há coisa que nascer a 29 de Fevereiro permite é o desenvolvimento de uma capacidade surpreendente de falar sobre isto sem querer espancar pessoas. Depois de respondermos 2456273 vezes à pergunta E como é que fazes quando não tens dia para fazer anos?, já se torna mais fácil. Ou não. Aí varia. Há quem se irrite cada vez mais e há quem faça um sorriso amarelo e responda o mesmo de sempre.

A essa pergunta, eu já me cansei de responder. Nos últimos dias tive que lhe responder várias vezes. A resposta é sempre a mesma: Comemoro dia 1 porque não faz sentido comemorar antes do (suposto) dia. Mas, durante algum tempo, a resposta era: Comemoro quando calha, conforme dá mais jeito. Quer-me parecer que muito em breve vai ser: Só comemoro de quatro em quatro anos e vou ser eternamente jovem.

Outra coisa muito interessante é que nos anos que não são bissextos há muita gente muito simpática que diz coisas como: Ai eu não te dei os parabéns porque não sabia quando dar. Sim, é real. É verídico. E não me aconteceu nem uma nem duas vezes. E obviamente que, perante isto, e porque somos Peixes de signo, só podemos ser pessoas muito criativas e que vivem no Mundo da Lua. Só pode. São mecanismos de auto-defesa que vamos apurando com a idade. Nascer a 29 de Fevereiro é assim como receber um super poder logo à nascença.


Para além disto... Pois que não sei. Sinceramente, não sei. Ao fim destes anos todos (sete!), já não penso muito nisso. É assim. Ponto. Sempre foi. Ponto. Sempre será. Ponto.




(Respondo a mais questões sobre este assunto se me enviarem ovos moles. Ou gomas. Que tanto se me dá e que ninguém o vai fazer.)

5 comentários:

  1. Esclarecida. Gostei de toda a explicação. E agora não me esquecerei de todos os pormenores e de ti, a única pessoa que "conheço" a fazer anos no dia 29 de Fevereiro.

    O esquecimento de dar os parabéns é que é muito mau! Que desculpas mais esfarrapadas!

    Tirando isto tudo, o dia foi especial? Espero bem que sim.

    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Já me questionei muitas vezes à cerca das pessoas que nasceram dia 29 de Fevereiro mas nunca conheci nenhuma. Imagino que não deve ser propriamente fácil lidar com alguns aspectos nomeadamente o de não se ter o nosso dia todos os anos.Por outro lado é algo diferente e que faz de ti uma pessoal especial ;) Aproveito para te dar os parabéns, Bj

    ResponderEliminar
  3. Shame on me....
    Não sabia que fizeste anos.
    Com atraso, PARABÉNS!!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Parabéns atrasadíssimos! Eu já conheci uma pessoa que faz anos no dia 29, e lembro-me sempre dela nos anos bissextos! Deve ser curioso fazer anos numa data assim, mas não há nada a fazer a não ser viver com isso! É engraçado os "traumas" que a nossa data de aniversário nos deixa! Eu faço anos a 14 de Agosto...quando andava no infantário e na escola via as mães a irem à escola levar o bolo (a minha fazia isto com os meus irmãos!), todos fazíamos um desenho e a professora encadernava todos para dar de prenda ao aniversariante...e eu nada! Nunca tive isto! Nunca tive festas de anos com os colegas da escola, como as que eu ia! Nos dias de hoje nem sempre é mau, mas calha mesmo no final/inicio de uma quinzena de férias e os amigos nem sempre estão ali a jeito! Mas festeja-se com quem está!

    Ah na adolescência ficava fula porque ia a "n" jantares de aniversário, participava em prendas de grupo, e eu "zero"!!! Nada! Até que cheguei a um ponto que só ia aos jantares mesmo importantes e só participava nas prendas das pessoas mais chegadas!

    Eu não disse que tinha o trauma?! :)

    Beijocas e felicidades no novo emprego!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah! O meu irmão faz a 12, por isso também acompanhei esse teu trauma. Era mesmo muito chato... Lembro-me de um ano em que ele conseguiu juntar 4 amigos lá em casa e já foi a loucura!

      Obrigada e um beijinho :)

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...